Ao longo da vida dos pets, acontece de eles serem diagnosticados com doenças infecciosas. Para tratá-los, a Biovet desenvolveu o Antibiótico Biofloxacin 50 mg, um antibiótico oral de amplo espectro indicado para o tratamento em cães e gatos.
Por se tratar de um medicamento, é comum que os tutores tenham dúvidas sobre o seu uso, a dosagem, entre outras perguntas. Para ajudá-los, reunimos as respostas para as principais dúvidas usando a bula do Biofloxacin. Confira!
O que é e para que é indicado o Biofloxacin?
O Biofloxacin é um antimicrobiano à base de Enrofloxacina para cães e gatos. O medicamento foi desenvolvido para realizar o tratamento de doenças infecciosas que acometem esses pets. Veja em quais problemas o remédio atua:
Infecções do trato respiratório;
Enterites (agudas, subagudas e crônicas);
Gastroenterites;
Diarreias e demais afecções do trato digestivo;
Infecções dérmicas;
Infecções do aparelho genitourinário;
Otites;
Profilaxias nas infecções pós-operatórias.
Como usar o Biofloxacin?
O antimicrobiano Biofloxacin deve ser administrado diretamente por via oral. O seu uso não implica em nada na dieta do animal, não havendo necessidade de jejum ou qualquer alteração na rotina alimentar.
A dosagem do medicamento vai variar de acordo com o peso do animal. O correto, de acordo com a bula do remédio, é de 5mg por kg de peso corporal. No caso do Biofloxacin 50mg, é indicado um comprimido para cada 10 kg de peso corporal.
Quantas vezes posso dar Biofloxacin?
O período do tratamento com o antibiótico Biofloxacin vai depender do que o médico-veterinário orientou de acordo com o problema do seu pet. Geralmente é indicado o uso por cinco dias consecutivos, no entanto, em casos de infecções crônicas ou persistentes, o especialista pode estender o uso para 10 dias.
Biofloxacin: Contraindicação e cuidados
O medicamento não é indicado em cães na fase de crescimento rápido (de 2 a 8 meses) pelo histórico de lesões à cartilagem articular nessa fase da vida. Em gatos, o uso não é recomendado naqueles com menos de 8 semanas de vida.
O seu uso deve ser evitado com outros produtos com complexos vitamínicos ou soluções que contenham ferro, zinco, manganês e cálcio, por esses compostos reduzirem a absorção do medicamento no organismo do animal.
Por fim, não é indicado armazenar o Biofloxacin com alimentos. Procure mantê-lo em um local limpo e arejado, longe da luz solar, com temperatura ambiente e fora do alcance de crianças ou dos próprios animais de estimação.
Somos um pet shop dedicado ao bem-estar animal, oferecendo rações, acessórios e medicamentos com qualidade e responsabilidade. Nossa missão é cuidar com excelência, promovendo saúde, conforto e praticidade para pets e tutores. Valorizamos o respeito, a confiança e o amor pelos animais. Atendemos a região de Curitiba.